Home » destaque » Situação em Criciúma segue sob controle, mas Defesa Civil emite novo alerta

Situação em Criciúma segue sob controle, mas Defesa Civil emite novo alerta

(fotos: Bruna Borges)

(fotos: Bruna Borges)

A equipe da Defesa Civil de Criciúma percorreu durante toda a manhã os pontos que costumam ser críticos em dias de chuva intensa na cidade. Apesar da precipitação constante desde a tarde de quarta-feira (16), a situação está sob controle e não há registro de desabrigados ou desalojados. “Percorremos as regiões dos bairros Sangão, Quarta Linha, Eldorado e demais localidades onde temos mais problemas nessas situações, mas por enquanto não foi registrado nada de mais alarmante. Podemos perceber que algumas intervenções feitas pela Administração Municipal já surtiram efeito e os rios estão dando mais vazão a essa água. Acreditamos que no período da tarde a chuva acalme”, comenta a coordenadora da Defesa Civil do Município, Angela Mello.

Na Rodovia Luiz Rosso a água chegou a invadir a pista, mas, com o apoio da Guarda Civil, o trânsito flui com cuidado. “Alguns pontos precisam da intervenção de máquinas, mas as equipes das sub-prefeituras da Quarta Linha e Rio Maina já se encaminharam para esses locais para solucionar os problemas”, complementa Angela.

A orientação é de que moradores de áreas de risco, como encostas de rios, fiquem atentos e acionem os órgãos competentes em caso de emergência. “Continuaremos percorrendo a cidade e com todos os nossos telefones à disposição da população, assim como a equipe de governo que já está preparada para atender as possíveis situações”, declara a coordenadora da Defesa Civil.

Telefones úteis:

Defesa Civil de Criciúma: 3445 7019 – 3445 7020 – 9162 9006

Bombeiros – 193

Guarda Municipal – 153
Polícia Militar – 190

Defesa Civil Regional – (48) 91767449

Novo alerta 

A Defesa Civil de Santa Catarine emitiu, por volta das 12h, um novo alerta sobre os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra no Planalto Sul e Litoral Sul. Confira:

“Na quinta (17) e sexta-feira (18/09), permanece a chuva em todo o Estado, com precipitação acumulada média de 40-60 mm no período. Condição de temporal (chuva forte, descargas elétricas, intensas rajadas de vento e granizo), especialmente nas áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis.

ATENÇÃO: no Planalto Sul e Litoral Sul, chuva persistente entre quinta-feira (17) e sábado (19/09), com total acumulado previsto no período de 100-120 mm, podendo ocorrer pontuais mais elevados. Caso confirmem as previsões, há o risco de alagamentos e deslizamento de terra.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Sobre carmem garcia

carmem garcia
Jornalista - (MT/SC 047/04) - Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, já atuou como editora/produtora de TV, em Florianópolis; colunista, correspondente internacional e repórter, no RJ; repórter de TV no Chile; assessora de comunicação SES/RS; redatora e produtora Rádio Eldorado.

Veja Tambem