Não Passei no Prouni: O que fazer? Veja alternativas!

Quando o estudante participa do Exame Nacional do Ensino Médio, ele pode usar a pontuação gerada para se inscrever no Sisu e no Prouni, respectivamente responsáveis pelas vagas no ensino público e privado.

Mas vale lembrar, que as vagas ofertadas são muito concorridas e por isso, vale a pena conferir outras alternativas. Se você não passou no Prouni e não sabe o que fazer, não se desespere! Veja a seguir alternativas que podem ajudar você.

Prouni

Depois de participar do Enem e visualizar o seu resultado, é necessário realizar o Prouni inscrições. O programa distribui bolsas de estudo parciais e integrais nas mais diversas instituições privadas do país. Entretanto, esta inciativa tem ficado cada vez mais concorrida.

Se após o resultado Prouni você descobrir que a sua nota não foi superior a nota de corte do seu curso, não se desespere! Você ainda pode concorrer com esta nota.

Isto porque, o programa dispõe de uma segunda entrada, destinada às vagas que não foram preenchidas ou ficaram disponíveis durante o começo do ano. Para participar do Prouni 2 semestre, você deve acessa a plataforma no meio do ano e realizar o mesmo procedimento, candidatando a sua nota às bolsas disponíveis.

Quero Bolsa

Para quem não conseguiu entrar na faculdade nem na primeira e nem na segunda entrada do Prouni, uma alternativa diferenciada que pode garantir a sua formação profissional é o Quero Bolsa.

A iniciativa é gerenciada através de uma plataforma digital e para começar a cursar a formação dos seus sonhos, basta acessar o site e aplicar para uma das muitas bolsas oferecidas.

Diversos estudantes já conquistaram o seu diploma em diferentes áreas do mercado e você pode ser o próximo! Acesse o site e confira as oportunidades para você.

Educa Mais Brasil

Uma opção semelhante que também pode ser utilizada para começar o seu curso com um custo reduzido, é o Educa Mais Brasil. O programa distribui bolsas de até 70% de desconto nas melhores instituições privadas do país.

Quem quer garantir a sua bolsa, deve acessar o site para verificar as ofertas disponíveis para cada região. Vale lembrar que você pode usar o recurso para muitas modalidades de ensino.

Fies

O FIES é um programa de financiamento estudantil, que visa custear as mensalidades do curso com as taxas de juros mais baratas do mercado. A inciativa é gerenciada pelo MEC e pelo Governo Federal.

Para participar, é necessário verificar os requisitos do programa e realizar a sua inscrição. Se aprovado, você poderá fechar contrato utilizando o FIES e começar o seu curso!