Variedades

O que pode eliminar participantes de provas?

Para quem perdeu as inscrições do Enem ou ainda não estava no momento certo, nunca é cedo para pensar no próximo. Agora entenda Enem 2022 inscrições, Sisu, Prouni e Fies!

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como Enem, é uma prova a qual o seu resultado é um passe de entrada para uma graduação.

Muitos jovens passam horas no dia, por semanas, finais de semanas e feriados se dedicando ao estudo para uma boa nota na prova.

É importante começar a se preparar o quanto antes para o exame, para que consiga ficar tranquilo e obter um bom resultado. É claro que durante os estudos e preparações muitas dúvidas vão surgindo, e é sobre algumas delas que falaremos neste texto.

Neste artigo você entenderá mais sobre as inscrições para o Enem 2020, sobre o Sisu, Prouni e o Fies. Veja nos tópicos a seguir…

Como funcionam as inscrições do Enem?

A previsão para as inscrições do Enem 2020 é para a segunda semana de maio, pelo dia 8 ou 9. Ela dura vários dias, mas depois de passado o prazo só poderá se inscrever de novo no ano seguinte.

Para se inscrever é só acessar o site e entrar no portal do aluno. Ali você irá cadastrar seus dados, colocando documentos, endereço, escola que estudou e respondendo perguntas sobre sua família e sua renda.

Para a inscrição ser confirmada ainda será necessário pagar uma taxa ou pedir a isenção no prazo determinado. Em 2018 por exemplo, o prazo para solicitação de isenção de taxa foi de 2 até 15 de abril.

O que é e como funciona o Sisu?

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é um programa virtual gerenciado pelo Ministério da Educação, no qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio.

Dentro dele você poderá concorrer para vagas em ampla concorrência, para estudantes de escolas públicas, deficientes, indígenas, negros ou pessoas de baixa renda. Tudo deverá ser devidamente comprovado no momento da matrícula.

O que é e como funciona o Prouni?

O Prouni, Programa Universidade Para Todos, é um programa onde são disponibilizadas bolsas de estudos em instituições privadas através do programa matrícula fácil. As bolsas podem ser parciais de 50% ou integrais de 100%.

Para concorrer é preciso ter feito o ensino médio em escola pública ou em particular com bolsa integral.

Para a bolsa integral a família pode ter a renda de apenas um salário mínimo e meio per capita, por pessoa. Para bolsa parcial a família pode receber mensalmente até 3 salários mínimos por pessoa.

Além disso é preciso ter tirado acima de 450 em todas as matérias do Enem e acima de zero na redação.

O que é e como funciona o Fies?

Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do governo que financia o ensino superior. Você paga o financiamento somente depois de se formar, dependendo da renda pode conseguir sem juros.

Também é necessário atingir a nota mínima de 450 pontos nas questões e acima de zero na redação.

Veja como baixar apostilas para preparar para provas do Educa Mais Brasil no Ensino Fundamental 2022.

Agora que você já sabe o essencial para participar do Enem 2020, cuide bem os prazos e foque bastante. Você não vai querer perder a chance de entrar na faculdade, não é mesmo?